Apresentamos aqui alguns primados. É interessante ver como o tema desperta a atenção de muitas pessoas. Talvez seja pelo estupor natural que as novidades provocam no ser humano, mas não só: nosso amor aos santos nos induz a enaltece-los, e o primado muitas vezes é um meio. Porém - isso deve ser frisado - um primado trata-se apenas de uma informação histórica, e, para quem não é afeito aos dados históricos, apenas uma curiosidade. O primado não confere maior ‘santidade’ ou prestígio ao santo de quem somos devotos, nem o coloca sobre um patamar superior aos outros santos. Obviamente, o primado não interessa aos santos, mas a nós devotos - que não somos tão santos e humildes. Devemos nos manter vigilantes. Se esses pretensos primados forem motivo de disputas, ou sobreposições, temos mais é que nos envergonhar, pois torna-se evidente que não estamos imitando nossos santos. Eles sempre souberam colocar-se no último lugar (Lc 14,10).
PRIMEIROS BEATIFICADOS (nascidos ou não no Brasil)
+primeira pessoa beatificada (homem ou mulher) - os "40 Mártires", ou "Mártires do Brasil": Beato Inácio de Azevedo e Companheiros, 32 portugueses e 8 espanhóis martirizados em 1570, e beatificados em 1854. São assim também os +primeiros homens beatificados (primeiros beatos)
+primeira mulher beatificada (primeira beata) -Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, italiana que chegou menina no Brasil, beatificada em 1991, hoje Santa Paulina.
PRIMEIROS CANONIZADOS (nascidos ou não no Brasil)
+primeira pessoa canonizada -os três mártires do Rio Grande do Sul: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho, 1 paraguaio e 2 espanhóis martirizados em 1628, canonizados em 1988. São então os +primeiros homens canonizados (primeiros santos).
+primeira mulher canonizada (primeira santa) -Santa Paulina, canonizada em 2002.
PRIMEIROS BRASILEIROS BEATIFICADOS (nascidos no Brasil)
+primeira pessoa brasileira beatificada -Beato Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, natural de Guaratinguetá, SP, beatificado em 1998. É também o +primeiro homem brasileiro beatificado (primeiro beato brasileiro).
+primeira mulher brasileira beatificada (primeira beata brasileira) -São as cinco Beatas Mártires do Rio Grande do Norte: a filha de Antônio Vilela, as duas filhas de Estêvão Machado de Miranda e a esposa de Manuel Rodrigues de Moura (são identificadas por essas referências, pois não conhecemos os seus nomes!), beatificadas em 2000.
PRIMEIRO BRASILEIRO CANONIZADO (nascido no Brasil)
+primeira pessoa brasileira canonizada -Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, natural de Guaratinguetá, SP, canonizado em 2007. É também o +primeiro homem brasileiro canonizado(primeiro santo homem brasileiro).
PRIMEIROS MÁRTIRES BEATIFICADOS (aqui nascidos ou não)
+primeira pessoa mártir beatificada (homem ou mulher) São os "40 Mártires" ou ""Mártires do Brasil": Beato Inácio de Azevedo e Companheiros, beatificados em 1854. São os +primeiros mártires homens beatificados
+primeira mártir mulher beatificada São as Beatas Mártires do Rio Grande do Norte: a filha de Antônio Vilela, as duas filhas de Estêvão Machado de Miranda e a esposa de Manuel Rodrigues de Moura, beatificadas em 2000. Elas são também as +primeiras brasileiras mártires beatificadas.
PRIMEIROS MÁRTIRES CANONIZADOS (aqui nascidos ou não)
+primeira pessoa mártir canonizada os Mártires rio-grandenses: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho, canonizados em 1988. São também os +primeiros mártires homens canonizados
Quem será a primeira mulher mártir canonizada? (brasileira ou não) Podem ser as cinco Beatas Mártires do Rio Grande do Norte (a filha de Antônio Vilela, as duas filhas de Estêvão Machado de Miranda e a esposa de Manuel Rodrigues de Moura) ou a Beata Albertina Berkenbrock, ou então a Beata Lindalva.
PRIMEIROS MÁRTIRES BRASILEIROS BEATIFICADOS
+primeira pessoa brasileira mártir beatificada (homem ou mulher) os 27 Beatos Mártires brasileiros do Rio Grande do Norte, 22 homens e 5 mulheres. Eles são assim os +primeiros mártires brasileiros (homens) e as +primeiras mártires brasileiras (mulheres)
Provavelmente serão os primeiros brasileiros mártires canonizados
Para sua oração pessoal, sugerimos duas Ladainhas |