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Critérios do elenco
Se alguém objetasse a inclusão de uma ou outra causa de canonização nesse elenco, basta para nós afirmar, no momento, que estes são os santos e beatos oficialmente reconhecidos como tal pelo Calendário Litúrgico do Brasil (veja Calendário Litúrgico de 2004, in: Diretório Litúrgico da Igreja no Brasil – 2004. p.30-166, publicado pela CNBB).
Para o caso dos santos canonizados não se pode verificar se são ou não do Brasil pela simples menção de sua memória litúrgica no calendário do Brasil, pois, pelo fato mesmo de serem santos já canonizados, devem ser venerados pelos católicos do mundo inteiro. Desse modo, poderiam ser santos de outros países e estarem presentes também em nosso calendário. Já para os beatos é diferente, pois seu culto é regional: só podem ser cultuados nos países em que viveram (e inclui-se aí o país de origem e também o país em que morreram, se por acaso tivessem morrido fora do país de residência, ou ao menos uma prolongada residência para justificar a pertença a determinado país). Assim é fácil comprovarmos as memórias litúrgicas dos nossos beatos, dizendo se são ou não beatos do Brasil. Para o caso dos santos, então, basta recorrer ao expediente de verificar se estavam ou não presentes no calendário do Brasil antes de suas canonizações, e é o que acontece com Santa Paulina e os Santos Roque Gonzales e Companheiros Mártires: já faziam parte do nosso Calendário Litúrgico como beatos, o que mostra serem tidos pela Igreja como santos do Brasil. Eis as datas das memórias litúrgicas dos beatos e santos do Brasil no Calendário Litúrgico de nosso país:
Memória Litúrgica
1. Beato Inácio de Azevedo e 39 Companheiros Mártires |
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17 de julho |
2. São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho |
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19 de novembro |
3. Beato José de Anchieta |
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9 de junho |
4. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus |
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9 de julho |
5. Beato Antônio de Sant’Anna Galvão |
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25 de outubro |
6. Beato André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e 28 Comp. Mártires |
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3 de outubro |
Lembramos que essas datas podem mudar em outros países ou regiões, pois cada lugar adapta o seu calendário conforme a conveniência pastoral, a maior utilidade dos fiéis do lugar.
Objeções que podem ser esclarecidas
Pelo que foi dito acima, podemos considerar que esse elenco representa a posição oficial da Igreja. Partindo desse pressuposto, apresentamos esse elenco e oferecemos algumas considerações sobre a legitimidade da inclusão de duas causas de canonização onde algumas pessoas poderiam levantar questionamentos. Apresentamos as causas e os textos que tratam desse tema. São elas:
Mais detalhes explicativos cada um poderá encontrar nas respectivas biografias e textos anexos.
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